Processo Funcional – União de Pedidos

Objetivo: Permitir a união de dois ou mais pedidos em um único novo pedido, consolidando as informações e otimizando a gestão.


Regras para União

A união de pedidos somente é permitida quando TODOS os pedidos atendem aos seguintes critérios:

  • Estarem com status "Pendente" ou "Separado"
    (Pedidos com status "Cancelado" ou "Pago" não podem ser unidos)
  • Serem do mesmo cliente
  • Terem o mesmo número de documento (ex: CPF/CNPJ)


Etapas da União de Pedidos

1. Seleção de Pedidos

A vendedora seleciona manualmente os pedidos que deseja unir.

2. Cancelamento dos Pedidos Originais

  • Todos os pedidos selecionados para a união são automaticamente cancelados.

3. Criação do Novo Pedido Unificado

  • Um novo pedido é criado automaticamente:
    • Contém todas as peças dos pedidos anteriores
    • As reservas de estoque são consolidadas neste novo pedido
    • O endereço original do cliente é mantido
    • A vendedora deve redefinir o frete, pois o montante de peças foi alterado e a modalidade pode ser outra.

5. Gestão do Novo Pedido

  • A vendedora deve acessar o pedido recém-criado e:
    • Confirmar as peças
    • Definir e aplicar o frete
    • Prosseguir com o fluxo normal do pedido


Histórico de Pedidos

  • No novo pedido unificado vem com a origem “União”
    • Lista os números dos pedidos que foram unidos para formá-lo
  • Nos pedidos cancelados:
    • Histórico indica:
      “Pedido unido no nº XXXXX” (referente ao novo pedido criado)

Considerações para Marcas Integradas

  • Estamos ajustando a ordem de execução para o fluxo:
    1. Cancelar os pedidos originais primeiro
    1. Criar o novo pedido unificado depois

Atualmente, o sistema pode apresentar erro pra integrar pedido, pois ainda tenta criar o novo pedido antes de concluir o cancelamento dos anteriores.